Deus é o criador de todas as coisas! Logo, somente Ele tem direito absoluto de propriedade sobre qualquer coisa.
“Ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24.1). “Pois o que está debaixo de todos os céus é meu” (Jó 41.11).
A relação do homem com as coisas criadas é apenas de mordomia, isto é, de administração (Gn 1.26-29). “Mordomo” é a tradução do grego “Ecônomo”, que significa, literalmente, aquele que é responsável pela direção ou administração da casa (Gn 2.24.2; 39.4; 1Co 4.1). É aquela pessoa a quem é entregue tudo quanto o senhor possui para ser cuidado e desenvolvido.
A mordomia fiel constitui um dos fundamentos de uma vida bem sucedida e de crescimento da igreja. Damos um grande passo à maturidade espiritual quando aprendemos que Deus é o proprietário absoluto de tudo. Podemos confiar nEle para o suprimento de todas as nossas necessidades. Temos vida em abundância quando aprendemos que maior coisa é dar do que receber. A oferta abre os canais da vida de tal modo que Deus pode neles derramar as Suas grandes bênçãos.
As Escrituras nos mostram quatro tipos de contribuição: a oferta sistemática (dízimo), a espontânea, a sacrificial e a espiritual.
Oferta Sistemática (dízimo) – Consiste em dar dez por cento (10%) dos ganhos à casa do Deus para a Sua obra. O dízimo é preceito revelado por Deus antes da instituição da lei (Gn 4.4; 14.20). O dízimo é ordenado por Deus (Lv 27.30). Deixar de dizimar é roubar a Deus e trazer maldição sobre si (Ml 3.8-11). Jesus mandou dar o dízimo (Mt 23.23). Jesus recebe os dízimos mediante Seu corpo, a igreja local (Atos 4.36-37).
Oferta Espontânea – A oferta espontânea representa dar atenção e responder a uma necessidade, mediante a doação do que se tem para o atendimento àquela carência. O bom samaritano assim fez, conforme narrado por Jesus, segundo Lucas 10.30-37. Pratica-se o bem fazendo ofertas especiais para ajudar os necessitados ou para assistir ministérios especiais (Missões, Ação Social, etc.) quando surgem carências. Paulo escreveu aos coríntios: “Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis” (2Co 8.7).
Oferta Sacrificial – É a oferta daquele que doa, ainda que tenha que mudar o seu modo de vida para continuar doando, que o faz sem as coisas que parecem necessárias pra se doar. Exemplo desse tipo de oferta é o da viúva pobre, com as suas duas moedas. Ela ofertou tudo o que tinha e confiou em Deus para suprir suas carências. Sem sacrifício, não há vida como a de Cristo (Mt 16.24, 2Co 8.5).
Oferta Espiritual – É uma oferta de fé. É você entregar a Deus o que não tem, confiando nEle para prover isso. Sua vida se torna um canal através do qual Ele supre necessidades (2Co 8.7). Este tipo de oferta envolve a lei de semear e colher (Gl 6.7-9; 2Co 9.6). Envolve a doação “risonha”. Significa dar dos recursos de Deus. A vida se torna um canal, não um reservatório.
A mordomia fiel do povo de Deus é o método divino de suprir os recursos necessários para que a igreja cumpra a missão de Cristo. Com o evangelismo e a ação missionária alcançamos as pessoas, através da mordomia, crescemos em fé e Deus supre cada necessidade.
Ofertar é um serviço ministerial de fé e deve ser motivado pela gratidão por aquilo que Jesus fez em nosso favor na cruz do calvário (1Pe 1.18-19).
_______________________________________________________________________________________
6Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
7Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
8E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
9Como está escrito: "Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre".
10Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.
11Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
12O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.
13Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.
14E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês.
15Graças a Deus por seu dom indescritível!
2 Coríntios 9:6-15