CAMPANHA
40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM
40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM
“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é meu filho amado, em quem me agrado”. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mt 3.16-17; 4.1-2)
“Ali, junto ao canal de Aava, proclamei jejum para que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedissemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens. Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nossos Deus, e ele nos atendeu.” (Ed 8.21,23)
Orar é comunicar-se diretamente com Deus pela mediação de Jesus Cristo. A verdadeira oração é expressar nossa devoção ao nosso Pai celestial, buscando um relacionamento pessoal de amor, sem barreiras e convidando-o a falar conosco, enquanto falamos com Ele.
A primeira atitude que precisamos ter na oração é lembrar-nos da palavra de Jesus: “... disse Jesus: Tudo é possível àquele que crê” (Mc 9.23).
A segunda atitude é que saibamos pedir. Afinal quando não recebemos é porque pedimos por motivações erradas. “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tg 4.3).
Nossas orações devem ser feitas para a glória de Deus e para abençoar vidas, inclusive as nossas.
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruisse, mas a ninguém encontrei.” (Ez 22.30)
Que Deus ouça nossa oração de quebrantamento e confissão e traga um renovo para as nossas vidas, nossas famílias, nossa igreja e nossa comunidade local.
Jejuar é um ato de adoração e fé diante de Deus. Um ato sacrifical. Não muda Deus, mas pode mudar nossas vidas para sempre.
Nossa vida espiritual cresce e recebemos poder de Deus quando nos submetemos a essa disciplina.Ele é uma ferramenta que podemos usar para glorificar a Deus e concretizar as respostas à oração.
Os benefícios do jejum transcendem o nível pessoal e atingem o social. O jejum pode aumentar nossa fé e nos ajudará a realizar grandes coisas para Deus na vida de outras pessoas.
O jejum que Deus deseja para o cristão é aquele que está concentrado no próprio Deus, na sua glória e na expansão do seu reino.
Não podemos esquecer da recomendação do nosso Senhor: “Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”. (Mt 6.17-18)
De forma prática, o jejum é abrir mão de se alimentar ou de fazer outra atividade comum para dedicar mais tempo e atenção à oração. Portanto é um período de renúncia e ganho.
Normalmente se renuncia à comida, porém, nos dias de hoje, as pessoas ficam até sem se alimentar para estarem mais atentas às midias sociais e outras rotinas associadas à internet. Isso não é o jejum bíblico.
Não podemos esquecer que o jejum é uma ferramenta importantissima na guerra espiritual que estamos envolvidos. “Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. (Mt 17.21)
_____________________________________
Uma jornada de 40 dias de Oração e Jejum é realmente desafiadora. Nossa caminhada tem início no dia 01 de outubro com encerramento no dia 09 de novembro (domingo, aniversário da nossa igreja).
Você receberá diariamente um post com um texto bíblico para reflexão e um pedido de oração para ser apresentado diante de Deus.
Antes de iniciar, decida qual tipo de jejum deseja realizar. Vão aqui algumas sugestões:
1) Jejum completo – consumir somente água (consulte o médico);
2) Jejum parcial – se abster de uma refeição por dia.
3) Jejum modificado
3.1) De Daniel – consumir somente frutas e legumes;
3.2) De Carne – remover carne de sua dieta;
3.3) De Refrigerantes – remover o consumo de refrigerantes;
3.4) De Doces – remover o consumo de doces;
3.5) De Redes Sociais – se abster do acesso às redes sociais e/ou deixar de seguir certos conteúdos;
3.6) De Filmes e Séries – se abster de consumir ou “maratonar” na frente da TV ou aparelhos similares;
3.7) De Comida Industrializada – se abster de consumir alimentos ultraprocessados;
3.8) De Murmuração – se abster de reclamar ou murmurar. Profundo!
Lembre-se: o que seu espírito precisa é mais importante do que o que a sua carne deseja!
Resumindo, se abstenha de algo que tem roubado sua atenção e dominado seus impulsos fisicos e mentais. Ao se abster disso, busque um local seguro e tranquilo para se dedicar a leitura da Palavra e tenha um tempo de qualidade dedicado à oração. Dedicando 36 minutos diários a essa disciplina espiritual, em 40 dias esse tempo somado irá corresponder à 24 horas (1 dia inteiro).
Louve, exalte, clame, suplique, chore e ame ao Senhor de todo o seu coração!
Vamos em frente!